sábado, 26 de dezembro de 2015

Polimento das Peças de Alumínio


Apesar das peças estarem em ótimo estado, devido a idade o anodizado do alumínio encontra-se bastante deteriorado precisando ser removido. Para recuperação detalharei o processo.

Precisaremos dos seguintes materiais além de muita paciência:

Soda caustica em escamas;

Lixa d`água no: 220, 1500, 2000 e 3000;

Esponja de aço (Bombril);

Massa para polir no 2;

Sabão em barra ou em pasta;

Estopa;

Boina de lã para polimento;

Bacia grande;

Luvas de borrachas;

























Passo 01: Retirar o Anodizado.

Muitas pessoas acham que as peças em alumínio da caloi 10 estão ao natural, mas elas possuem um anodizado na cor alumínio que com o tempo risca e não consegue mais fornecer brilho, devendo ser retirado.

Para restaurá-la dissolva a soda caustica em escama em água na bacia, não utilize a soda caustica líquida, mergulhe as peças de alumínio na solução e aguarde, não deixe uma peça sobre a outra para não manchar. A solução começara a ferver, caso isto não ocorra em até 01 minuto, aumente a concentração de soda caustica, mas tenha cuidado pois o gás gerado é altamente tóxico não devendo ser inalado.

Após alguns minutos a peça começara a ficar preta ou verde, entre 5 e 10 minutos o anodizado já deverá estar dissolvido, retire a peça da solução e a limpe em água corrente com esponja de aço e sabão. Caso verifique que ainda existe anodizado repita o processo. Secar com estopa ou pano limpo.


























Cubo dianteiro após 10 minutos imerso em solução de soda caustica.
Cubo traseiro no estado original.



Passo 02: Lixamento.

Após o anodizado ser retirado comece fazendo o lixamento para retirar os riscos e puxar o brilho. Corte as lixa em pedaços pequenos compatíveis com as peças a serem lixadas, utilize primeiramente a lixa no 220, sempre molhando a peça e a lixa faça o lixamento sempre em movimentos lineares, no sentido da peça, nunca faça círculos, lixe até perceber que a peça não tem mais riscos, lave a peça com esponja de aço e sabão para retirar o pó de alumínio. Este é o processo mais demorado e peça ficará fosca com os riscos da lixa. Repita o procedimento para as lixas mais finas na seqüência 1500, 2000 e 3000, a cada lixamento dará impressão que a lixa não funciona, mas siga o lixamento até que uma retire o risco da outra. Na lixa no 3000 ficará riscos muito sutil e o brilho já estará intenso.







Cubo dianteiro e traseiro após processo de lixamento com lida d`água números 220,1500,2000 e 3000.




Passo 03: Polimento.

Utilizando a massa de polir no 2, passe uma pequena quantidade na peça e com uma politriz ou furadeira com a boina de lâ realize o polimento. Neste processo qualquer risco restante na peça será retirando ficando a mesma com um brilho renovado e intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário